Escolha do Ambiente Gráfico para o LE6

A escolha do ambiente gráfico para o Linux Educacional 6 se deu através de uma série de experimentos e testes de usabilidade, que consideraram características como performance, acessibilidade, documentação, possibilidade de customização e apoio da comunidade. Os experimentos contemplaram a combinação das distribuições Ubuntu 16.04, Debian 9.0 e Linux Mint 17.13, instaladas com os ambientes gráficos Gnome 3.18, Unity 7, Cinnamon 2.8.6 e XFCE 4.12.

O Gnome foi escolhido por vários fatores. Sua documentação é vasta e contempla desde o uso de ferramentas cotidianas, como editor de texto e navegador, até informações sobre desenvolvimento e customização. Outro ponto considerado foi a já familiaridade dos usuários do LE5, fator que reduz despesas com treinamento e manutenção do sistema. O Gnome também se destaca na questão de acessibilidade, apresentando um leque de ferramentas voltadas a vários tipos de dificuldades físicas e/ou motoras, além de uma equipe especializada no desenvolvimento de tais ferramentas. Para finalizar, os testes de performance não exibiram diferença significativa entre os ambientes testados e colocaram o Gnome como uma opção viável para o parque computacional instalado, composto em mais de 90% de sua totalidade por computadores do pregão 71/2010 ou superior*. O Ubuntu 16.04 LTS, por sua vez, foi escolhido pelo grande suporte da comunidade, alta frequência de atualização dos pacotes e suporte estendido de cinco anos.

Para mais detalhes, acesse nosso relatório completo.

*Dados retirados do projeto PROINFODATA (proinfodata.c3sl.ufpr.br)

9 comments on “Escolha do Ambiente Gráfico para o LE6

1. Por favor não esqueçam de olhar a questão do multiterminal (registrar licença com sucesso em rede cabeadas ou wifi). É uma dor de cabeça esse userful quando teima em não querer registrar, e ninguém quer usar uma maquina que fica pedindo registro todo tempo.
    Também tem as escolas com maquinas do pregão 2008 que são lentas demais.

2. Instalei o linux Educacional 6 em uma maquina particular, há muito bugs ainda na hora de instalar alguns programas como o wine por exemplo sempre dar erro de dependências desencontradas já fiz vários procedimentos na tentativa de resolver mais nada deu certo…!