Lançamento do LE 6.1, com multiterminal integrado

É lançada hoje uma nova atualização do LE, versão 6.1!

Dentro dessa nova versão, o multiterminal livre está integrado. Assim, durante a instalação será perguntada a preferência do usuário quanto a utilização do sistema no modo multiterminal ou terminal único (para maiores informações sobre configuração e limitações, leia essa notícia).

Além do multiterminal, diversas melhorias e correções foram incorporadas nessa nova versão, segue resumo:

  • Corrigido problema que permitia a inicialização de duas instâncias do Epoptes simultaneamente na mesma máquina, causando erro na aplicação.
  • Implementação de bloqueio para impedir usuário aluno de reiniciar, desligar ou alterar configurações de rede do computador.
  • Implementação de tela de ajuda dentro do sistema, com informações sobre as principais funcionalidades do LE, incluindo uso do epoptes, controle parental, atualização automática e acesso a Plataforma Integrada do MEC.
  • Diversas melhorias no painel de controle do LE6, incluindo ícone para nova tela de ajuda do LE6, nova interface para criação de usuário professor e opção para desligar as atualizações automáticas.
  • Inclusão dos seguintes tópicos no Manual do Usuário:
    • Configuração do controle parental.
    • Sistema de atualização automática do LE.
  • Inclusão do tópico sobre configuração do multiterminal no Manual de Instalação.
  • O sistema agora avisa quando há necessidade de reinicialização do sistema após atualização.
  • Otimização da aparência, desempenho e interface.
  • Adicionado botão na Edubar para exibir somente conteúdo já baixado no computador.

Agradecemos o interesse da comunidade, e estamos ansiosos para receber o feedback de vocês no fórum!

24 comments on “Lançamento do LE 6.1, com multiterminal integrado

  1. Estou muito feliz este é um momento bastante esperado pelos amantes do linux Educacional, vou fazer os testes e postarei postarei posteriormente o resultado do funcionamento do novo Linux Educacional multiterminal nos pregões do meu município, obrigado a toda equipe da C3SL…!

    1. Gostaria de saber se é necessário de placa de vídeo offboard. Para utilizar a opção multiterminal.

  2. Parabéns! Que bom que já está disponível. Gostaria de saber se posso utilizar o Rufus para criar o pendrive bootável. Na versão anterior (LE 6 sem multerminal) consegui sem problemas. Obrigado

  3. Parabéns pelo lançamento! Gostaria de saber se nessa versão é possível customizar algumas configurações para o usuário “Aluno” (Visitante), como endereço e portas Proxy, configurações internas de aplicações como Firefox entre outros. Na versão anterior (LE6) que utilizo, a única forma de firmar configurações é desativando tal usuário Aluno e criando um novo, este convencional (mas que não tem a praticidade de limpar navegação/arquivos e etc durante a sessão).

    1. Olá Daniel, a conta aluno é do tipo convidado (guest) e os dados são removidos após cada logout. Existem algumas formas de personalizar essa conta, como descrito no tutorial abaixo (inglês), mas estamos estudando maneiras de simplificar algumas configurações, como a de proxy que você mencionou.

  4. Alguma restrição de instalação mesmo para um terminal apenas deste sistema nos computadores laranjas (23/2012). Sei que para multiterminal não é possível devido à sua placa de vídeo não ser ainda suportada. Mas queria instalar mesmo somente para um monitor, mas não está dando certo. Após a solicitação de REINICIAR para finalizar a instalação não sai da tela preta, somente forçando a reinicialização via botão ou alt +print screen+b. Tentei 3 vezes instalar, na primeira criei o pendrive bootável através do aplicativo RUFUS, na segunda e terceira, através do aplicativo para Windows recomendado pelo manual de instalação.

  5. Depois da reinicialização forçada o sistema até carrega, mas no próximo reiniciar não consegue carregar, ficar na na tela aquela bolinha rodando infinitamente.

  6. Estou tentando instalar a versão 6.1 multiterminal no pregão 71/2010 de CCE e está apresentando defeito. A instalação ocorre normalmente até o reconhecimento dos terminais quando solicita que se digite F1,F2 e F3 então a maquina reinicia e trava na tela onde se loga com os usuários. Alguma dica? ou alguém já teve este problema com as maquinas da CCE?

    1. Olá Marcos, você poderia postar sua dúvida no fórum do LE? Lá mais usuários que eventualmente tenham problemas semelhantes podem se beneficiar com a resposta.

    1. Amigo bom dia! Acabei de instalar o SO no meu lab com pregão 71/2010 e deu certo. Tambem passei pelo mesmo erro que vc, travar na configuração do MUltiterminal. Segui o manual e deu certol, mas acabei entendendo o problema. Caso alguem ainda não tenha conseguido avisa aqui ou cria 1 tópico no fórum que tento ajudar baseado no que passei.

    1. Acacio, se você está instalando o LE6 com multiterminal, leia o manual de instalação na seção que explica sobre como dispor os mouses e teclados.

  7. a tela trava no quando pede para apertar f1 e f2 ou tbm aparece aguarde ai desliga so um munitor e o outro nao . quando eu reinicio so funciona um monitor e trava no forum nao encontrei solução poderia me explicar amigo
    obg

    1. Acacio, se você não encontrou a dúvida no fórum você pode criar um tópico novo. Dessa forma podemos conversar por lá e assim beneficiar outras pessoas que estão tendo o mesmo problema. Novamente pergunto, você seguiu o manual de instalação e dispôs corretamente os mouses e teclados? Poderia descrever no tópico do fórum exatamente como os teclados e mouses estão colocados (no hub usb, diretamente no computador, etc)?

  8. Não estou conseguindo acessar o fórum: 502 Bad Gateway (nginx)
    Mas a minha dúvida é: após instalar o LE 6.1 num notebook, não consigo utilizar o duplo click do touchpad. O que fazer? É possível habilitá-lo?

  9. Boa tarde.
    Estou buscando ajuda para verificar se neste LE 6.1 é possível configurar o acesso à internet através de receptor wireless.
    Caso afirmativa, quais os procedimentos de configuração. Temos em nossa escola o LE 5.0, contudo a internet somente funciona através de cabo de rede.
    Aguardo e desde já agradeço caso alguém possa me ajudar.

    1. Olá Orivaldo, tanto LE5 quanto LE6 funcionam via wireless. Se existe algum problema, talvez seja no access point. Poderia por favor postar sua dúvida no fórum com mais detalhes sobre a configuração do seu laboratório (pregão, por exemplo)?

Comments are closed.