Lançamento do multiterminal livre

Após estudo de algumas soluções alternativas e uma bateria exaustiva de testes, é lançado hoje o multiterminal livre, integrado na versão 6.1 do Linux Educacional.

 

Seguindo o Manual de Instalação para correta conexão dos dispositivos periféricos, como mouses e teclados, a instalação deve prosseguir de forma automática. Após primeira reinicialização do sistema, o usuário será requisitado a fazer a associação dos mouses e teclados com os respectivos monitores, de forma similar ao LE4 e LE5, bastando seguir as instruções na tela.

 

Algumas informações importantes:

Sobre a compatibilidade:

  • A princípio, a versão atual funciona com a placa de vídeo TN-502, disponível nos pregões 83/2008 e 71/2010. A falta de compatibilidade com o pregão 23/2012 é devida à falta de suporte no driver de vídeo das placas gráficas modelo TN-750. Entretanto, substituir a placa TN-750 por uma TN-502 permite que o sistema multiterminal funcione no pregão 23/2012.
  • O próximo passo da nossa equipe após o lançamento da versão inicial do multiterminal será investir no desenvolvimento de uma solução compatível com o pregão 23/2012, solucionando o problema com o driver da placa TN-750.

Sobre o pregão Rural:

  • As máquinas dos pregões 51/2007, 69/2008 ou primeiro lote de máquinas do pregão 68/2009 possuem placa de vídeo cuja manutenção dos drivers foi descontinuada pela comunidade, o que torna inviável utilizá-las para o multiterminal.

 

Gostaríamos de aproveitar para agradecer Laércio de Sousa, da equipe de Orientadores de Informática da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes-SP, pela versão base da nossa solução implementada no oi-lab, assim como pelo apoio e sugestões oferecidas ao longo do desenvolvimento.

Também é importante mencionar o constante interesse e participação da comunidade de técnicos e usuários do LE. Estamos ansiosos para receber o feedback de vocês em nosso fórum!

10 comments on “Lançamento do multiterminal livre

  1. Saudações caríssimos! Desde já os parabenizo e agradeço pelo incansável apoio à TI Educacional!
    Antes de sair a 6.1, já vinha instalando e testando a 6.0 com as instruções do Laércio para configurar os multiterminais aqui do laboratório (pregão 71/2010), no momento, entre multi e mono terminais, estou com 27 terminais rodando o LE6.0… Falta um multi5 para que todas as máquinas estejam com o 6.0.
    Pergunto: Um multi5 do pregão 68/2009, com placa TN-502, pode receber a instalação? Vocês chegaram a testar com mais de três terminais?
    Muito obrigado!
    André Rocha
    CRTE (NTE) Brazlândia-DF

    1. Olá André Rocha. Infelizmente não temos esse exemplar para testes em nosso laboratório. Caso sinta-se inclinado, você poderia compartilhar sua experiência com os demais usuários no fórum oficial =)

    2. A nossa solução-base para os multiterminais, implementada no oi-lab, deve estar preparada para o 2º lote do pregão 68/2009 (nós fizemos testes simulando uma máquina dessas, colocando duas placas TN-502 num computador do pregão 71/2010), mas a solução multiterminal do C3SL, à medida que foi evoluindo, acabou divergindo um pouco da nossa neste ponto. Eventualmente podemos chegar a um ponto em que a nossa solução para duas placas TN-502 possa ser portada para o le-multiterminal.

  2. Com isso resolve o problema da substituição de uma placa mãe danificada?, posso substituir uma placa mãe que queimou por uma outra que vai funcionar perfeitamente sem precisar fazer substituição do número do MAC Address?

    1. Olá, no momento não recomendamos o uso do multiterminal no pregão 83/2008 com 1GB de RAM devido a baixa performance. Estamos trabalhando em uma ISO mais leve para uso nesse pregão.

      1. Olá. Eu formatei com o LE 5 na máquina do pregão 83/2008 para três terminais, e infelizmente a funcionalidade é extremamente baixa, travando muito. Vocês não teriam como fazer algo em cima do Lubuntu, ou parecido com ele? Ele é bem leve e creio que rodaria razoavelmente bem em três terminais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *