Nova ISO do LE6

Atualizações, bugs e funcionalidades foram algumas das transformações que ocorreram na nova ISO do LE6, lançada hoje! Buscamos assim tornar o Linux Educacional mais dinâmico com uma experiências de uso agradável.

Aproveitamos para agradecer o feedback da comunidade (principalmente aqueles que colaboram no fórum).  É de extrema importância para a evolução do projeto e para o auxílio a novos usuários.  

Em especial queremos agradecer à frequente contribuição em nosso fórum aos membros: Olivionava, Laércio de Sousa, Eduardo Melo, Flavio Honorato Costa, Adriano, Tulio, Deyvid Oliveira Rocha, Luiz Fernando, Trevisan, Eric Douglas Koga, Galactus, Sonia Maria Hentz, Ricardo Lord, Giuliano da Silva Cunha, Joel de Oliveira Conceição, José Ricardo Ferreira Nascimento, Fernando Henrique, Cezar Augusto Trevisan, Humberto Magnani, (nossas sinceras desculpas se esquecemos de algum nome que atua frequentemente em nosso fórum).

A versão mais recente da ISO do LE6 estável está disponível aqui.

As alterações são:

Pacotes adicionados:

  • le-control-panel: facilita o encontro das configurações do LE6, tais como: epoptes, family-shield e outras.

  • le-help: faz com que cada aplicação tenha ajuda offline. Em cada programa, e ainda dentro do le-control-panel, passa a existir um atalho de “Ajuda”;

Atualizações realizadas:

  • le-lab: atualização das configurações dos serviços compartilhados na rede local;

  • le-conf: com essa atualização é possível que vários usuários do tipo “Professor” possam existir no grupo “Professores”, por exemplo, isso ocorre através da ferramenta le-control-panel;

  • family-shield: o usuário passa a poder ativar ou desativar esta funcionalidade;

  • le-edubar: O tamanho em KB e quantidade de conteúdo educacional (arquivos) baixados através do PortalMEC, podem ser visualizados no le-control-panel.

Bugs corrigidos:

  • LVM: Como reportado no fórum, foi corrigido a falha na instalação do LE6 com lvm.

  • le-conf: removida solicitação para troca de senha no primeiro login.

Importante: (Para quem ainda possui a versão Beta do LE6.)

Quem possui a ISO instalada de uma versão anterior a 24/08/2017 precisa realizar as seguintes ações para poder atualizar o sistema:

  • Acessar como usuário admin
  • Abrir o terminal
  • Executar o comando:

sudo apt-get update
&&
sudo apt-get install
le-all

Os demais usuários que possuem a versão estável do LE6 não precisam executar nenhuma ação, o sistema de atualização automática do LE6 irá se encarregar de baixar e instalar as modificações.

Toda equipe do LE6 agradece o apoio da comunidade, desejamos à todos FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

5 comments on “Nova ISO do LE6

  1. Parabéns pelo projeto. Estou as voltas para montar um multiterminal para as secretarias. Montei usando gnome ubuntu, e o loginctl. Mas vou testar esse de vocês.

    1. Olá, agradecemos o feedback. Em breve iremos lançar uma nova ISO com o instalador do multiterminal embarcado.

  2. Parabéns a toda a equipe de desenvolvimento e obrigado por corrigir o LVM o qual reportei que não instalava. Agora utilizei e funcionou tudo. Ficou ótimo este sistema. Agora no aguardo dos Multiterminais embarcados.

    1. Obrigado pelo elogio Genival, em breve teremos mais atualizações, incluindo o multiterminal que já está em fase de teste.

Comments are closed.