Versão BETA do LE6 disponível para Download

Olá, segue o link para download da versão BETA do Linux Educacional 6! Você pode testar a mais nova versão do LE a partir de um DVD ou pendrive, sem instalar no computador, ou instalar lado-a-lado com outro sistema operacional. A versão BETA deve ser utilizada para testes, não recomendamos o uso como principal sistema operacional no laboratório escolar. Ela receberá atualizações constantes que podem requerer reinstalação completa.

 

Download Le 6 beta

(manuais de instalação e uso serão disponibilizados em breve)

 

As principais novidades presentes nessa versão são:

– Atualização do sistema base para Ubuntu 16.04 com Gnome 3.18 (veja relatório sobre decisão);
– Aprimoramento da categorização das aplicações disponíveis no menu Overview;
– Configuração automática da rede para uso do Epoptes, sistema de gerenciamento de laboratório;
– Edubar integrada com novo Portal de conteúdo do MEC, também em fase BETA de desenvolvimento;

Alguns problemas conhecidos e que devem ser resolvidos em breve:

1 – Instalador seleciona inglês ao invés de português como linguagem padrão;
2 – Logo do LE não é exibida durante carregamento da “live”, que permite uso do sistema sem instalação;
3 – Acesso a internet deve ser funcional durante instalação do sistema, ou algumas funcionalidades não estarão disponíveis;
4 – Ao tentar reinstalar o LE6 ele é exibido como Ubuntu pelo instalador;
5 – Após concluir a instalação e mensagem informando sobre a necessidade de reiniciar o sistema aparece em inglês;
6 – O menu gráfico da live ainda exibe a logo do Ubuntu ao invés da logo do LE;
7 – A opção de instalação de pacotes de terceiros não está marcada por padrão no menu instalação, mas ela é necessária para a execução correta de arquivos de midia;
8 – Nenhuma mensagem de erro é exibida ao usuário aluno que tenta executar ações como administrador (apesar da ação falhar);
9 – O CdRom erroneamente permanece como um repositório de software após instalação do sistema, exibindo mensagem de erro caso não esteja presente (mas não afeta atualização automática);
10 – Ubiquity deixa a localização default para Rio Branco quando esta sem internet ao selecionar pt_BR como lingua na instalação (preferível: São Paulo);
Sinta-se à vontade para testar o sistema e dar sua opinião em nosso fórum, certamente podemos aperfeiçoar muito o sistema com o apoio da comunidade.

60 comments on “Versão BETA do LE6 disponível para Download

  1. Parabéns à iniciativa! Na cidade de Varginha, instalamos o LE 5 nos laboratórios da rede municipal e estamos ansiosos para atualizar o sistema!

    1. Olá, o recomendo é o pregão 71/2010 e mais novos. O multiterminal da Userful não foi testado. Estamos verificando uma solução livre, que não vai necessitar licenças.

  2. O mais importante não falaram. Multiterminal e licenças userful. E outra não adianta ficar enchendo o sistema de coisas, as maquinas são celeron e a internet é de 1mb nas escolas.

    1. O multiterminal da Userful não estará disponível na nova versão do Linux Educacional. Porém, a equipe está trabalhando em uma versão livre do mesmo, sem necessidade de licenças.

  3. Este Userful é um grande problema nos multiterminais, sem contar com a qualidade das máquinas dos últimos pregões que deixam a desejar…!

    1. Olá, nessa versão inicial o multiterminal não estará disponível. Pretendemos, porém, lançar uma versão livre do multiterminal (sem licenças) no futuro.

  4. Olá. Estou testando em algumas máquinas do núcleo aqui no RJ. Testei no 83/2008 e ele está funcionando bem. Está bem leve mas como não tem ainda o multiterminal, não tem como saber como ficará. Pretendo testar no 38/2006 ai falo como ficou. Valeu pela iniciativa.

  5. Se nao possui multiterminal, use QUALQUER versao do ubuntu (xubuntu, lubuntu, edubuntu,…) que vai funcionar IGUAL. LE sem multiterminal eh roubada. Os maiores problemas SEMPRE foram os multiterminais, e ficaram justamente de fora. Que roubada………

    1. Olá, estamos trabalhando em soluções para facilitar a gerência do laboratório, como atualização automática dos programas, configuração automática do epoptes e controle de conteúdo inapropriado. Também temos a ferramenta para facilitar download de conteúdo educacional do novo Portal do MEC (que será lançado em breve), que vai aproveitar melhor a banda da escola através do compartilhamento de conteúdo entre máquinas da rede local. Caso tenha mais alguma sugestão do que pode ser feito para melhor adequar o sistema a realidade escolar, ficaremos felizes em ouvir 🙂

  6. Olá. Parabéns pelo empenho. Sou de Governador Valadares MG, estou fazendo a instalação e em breve estarei informando sobre a minha experiência. Gosto de Novidades e jutos conseguiremos um resultado melhor. Em breve meu Feedback.

  7. Olá Sou Professor Marcelo Ricardo Sestrem e estou bem ansioso pela versão multi, testei aqui no pregão 832008 e testei live na lousa digital mo pregão 83 rodou leve na lousa não roda o wifi mas rodou leve tbm

    1. Oi Marcelo, obrigado pelo comentário! Gostaríamos de saber mais sobre o problema com a lousa digital. Poderia postar mais informações criando um tópico em nosso fórum? Quem sabe conseguimos resolver e ajudar mais pessoas. Nós não temos essa lousa em nosso laboratório, então gostaria de saber a versão (pregão?) e todo detalhe sobre o equipamento que puder fornecer. O endereço do fórum é https://discourse.c3sl.ufpr.br/c/LE6. Muito obrigado novamente!

  8. Olá, parabéns pelo empenho! Baixei a iso e até instalei para testar, mas não aparece para mim os usuários para fazer o login, conforme o tutorial de instalação de vocês. Estou baixando a iso novamente, mas instalei em duas máquinas diferentes e o mesmo problema ocorreu. Será que foi a iso corrompida?
    Obrigada e boa noite!

    1. Olá, agradecemos o interesse 🙂
      Poderia dar mais informações? Aparece uma mensagem de erro? O que é exibido na tela? Os computadores são de algum pregão?

      1. Estou com o mesmo problema da Daniela, não consegui logar em em modo texto, ele não responde aos usuarios , aluno1, professor, admin e nem mesmo o usuário ubuntu.

          1. Oi, desculpe pelo comentário, notei que na instalação ele configura o dvd-rom como repositório do apt e como eu estava instalando pelo pendrive ele ignorava pulava os scripts de geração dos usuários, gravei numa mídia e resolveu o problema. Porem aumentou consideravelmente o tempo para instalação de 5 para 28 minutos.

      2. Não são de nenhum pregão, instalei em dois notebooks diferentes. Mas fui testar na máquina virtual e funcionou… Não aparece código de erro algum, a tela apenas fica cinza e os usuários não aparecem.

        1. Paulo, muito obrigado pelo detalhamento! Você gravou no pendrive usando alguma aplicação?
          Daniela, você também tentou instalar usando pendrive?

          1. Eu também baixei o linux para dar boot no pendrive e aparece o mesmo problema acima, tela cinza pedindo usuário e senha….

          2. Sim, via pendrive. Vou testar num cd. Obrigada! Espero que com a versão estável so programa isso seja resolvido ;-D

  9. Instalei o Linux Educacional e estou customizando o sistema que é muito intuitivo alguns problemas apareceram acho que devido a conflitos de alguns software mas já estou corrigindo, as atualizações da c3sl estão um pouco deficiente ainda mais ta legal gostei deste sistema mais rápido e flexível na hora de instalar programas pela central de software que não é a mais nova, instalei a última versão instável e ficou show. Parabéns para a equipe da c3sl. Há instalei também o GRUB e ficou fantástico…!

    1. Olá Osmar, muito obrigado pelo interesse e feedback. Você pode compartilhar suas modificações com a comunidade no nosso fórum, de nossa parte prometemos analisar a viabilidade de implementar para o Brasil inteiro 🙂

  10. De todas a melhor versão, visuas agradável, realmente a melhor opção foi o Gnome Shell, confesso que tinha minhas dúvidas ( achava melhor o XFCE) . Posso dizer tranquilamente que depois da versão final, penso em usar em meu computador pessoal. Bem trabalhei uns 6 anos nos laboratórios de informática aqui em Santa Catarina e a grande maioria dos laboratórios tem pregões abaixo de 2009, então não seria interessante uma versão lite para essas máquinas? Outro detalhe que acho que pode ser por ser uma versão beta, mas estranhamente não faz o upgrade do mesa e não instala o update-manager. Do resto Parabéns a toda a equipe pelo ótimo trabalho.

    1. Agradecemos o feedback Charles! Alguns usuários já reportaram terem instalado o LE6 no pregão 83/2008 e parece funcionar com desempenho satisfatório, mas podemos estudar no futuro uma versão mais leve do sistema, como foi feito em versões anteriores. Quanto ao problema do update-manager, não estávamos cientes, vamos verificar, muito obrigado!

  11. Existe algum projeto gratis para trabalhar com o multiterminal, ou tem algo repositorio para instalar o multiterminal em outra distro ou ate mesmo no linux edu 6.0, no linux educacional 5.0 muitos repositorios estao defazados e as maquinas nao sao muito boas ( realidade do brasil ) eu quero configurar uma maquina com lxde 16.06 ( lubuntu ) e gostaria de instalar o multseat manual, alguem teria uma ideia ??

  12. Gostaria de saber se será disponibilizado o código md5, para essa versão beta? Há necessidade de verificar a integridade do download? Tenho essa dúvida. Agradeço a atenção. Boa noite.

  13. Rapaz, eu até achei que vocês tinham abandonado esse projeto, pois não tinha nada desde o 5.0 baseado no Ubuntu 12.04.
    Tenho todas as ISOs (e diferentes tipos de versões) desde o 3.0 até o 5.0 no meu HD externo ainda, por isso quando lançar o 6.0 Final eu baixarei.
    Apesar que nem atendo mais os laboratórios Proinfo desde janeiro de 2013, e o pior, soube que depois que eu saí virou a casa da mão Joana.
    Os professores e diretores transformaram todas as máquinas em Windows piratas, mas como não trabalho mais na Secretaria de Educação, não me meto nesse assunto. ._.

    1. Obrigado pelo interesse Xandai! De fato o LE ficou sem financiamento por bastante tempo, mas agora estamos implementando boas novidades para o LE6 🙂

      1. Saberia me responder se os Laboratórios Proinfo são obrigatórios ficarem somente com o Linux, ou pode instalar o Windows neles?
        Porque uma nova equipe está sendo formada e eu recebi o convite hoje para liderá-la, e se eu aceitar, pretendo retirar todos os Windows piratas dos laboratórios e gostaria de um feedback do MEC só para causar receio nos professores e diretores abusados, pois só permitirei Windows originais. 🙂

          1. Isso eu tenho conhecimento, pois a prefeitura daqui já pagou aproximadamente 50 milhões em multas ao todo para a Microsoft e continuam com pirataria. -_-
            Mas muito obrigado, vou dar o meu jeito conversando com o Secretário de Educação para impor certas regras. 🙂

  14. Boa iniciativa a da atualização, mais gostaria de saber a previsão da liberação da versão definitiva para produção, pois os equipamentos atuais não dão mais suporte em drivers para versões anteriores ao Ubuntu 14.

    1. Olá Jonas, ainda estamos estudando a data. Anunciaremos aqui no site oficial assim que possível. Você pode se inscrever em nossa newsletter para ter a informação em primeira mão 🙂

    1. Desconfio que você tenha feito a instalação com o pendrive e os usuários não tenham sido criados.
      Amanhã lançaremos uma imagem nova com a correção desse problema. Por hora, se quiser gravar em um DVD ele funciona.

      1. Cara, não acredito que ainda não aprenderam, como podem usar uma interface tão pesada e que foge da realidade dos laboratórios, fico desanimado cada vez mais com as novas versões do LE, eu reprovo esse LE com interface pesada.

    1. Olá, não temos ISO do LE5 ou LE6 com multiterminal embarcado. Sugiro que poste sua dúvida no fórum, onde mais pessoas podem contribuir e auxiliar na solução do problema.

  15. Olá queria deixar uma questão, alguém aí já rodou uma versão mais nova do knoppix ?( http://distro.ibiblio.org/knoppix/KNOPPIX_V7.7.1DVD-2016-10-22-EN.iso ) ( http://distro.ibiblio.org/knoppix/KNOPPIX_V7.7.1DVD-2016-10-22-EN.iso.md5 )
    Observem que ele usa uma área gráfica LXDE que torna o sistema bem leve e muito rápido, mesmo rodando pelo DVD, que
    tem o limite da velocidade do drive de cd, e este sistema tem tantas aplicações e ferramentas pré-instaladas que é
    muita coisa mesmo, e mesmo assim continua muito rápido, se for implementado o mesmo esquema no L.E. não ia melhorar,
    lembrando que ele roda bem até em maquinas mas antigas.
    Bom fica a sugestão.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *